29 ou

Halloween: curiosidades sobre o Dia das Bruxas

Blog, News

O Halloween é um dos feriados mais famosos de todo mundo, principalmente, nos Estados Unidos. E não é para menos: comemorado no dia 31 de outubro, o Dia das Bruxas – como é conhecido no Brasil – une alegria, fantasia, imaginação, história (e muitos doces) em apenas um dia. No entanto, o Halloween vai muito além das abóboras e histórias macabras.

Neste artigo, contamos as curiosidades que você deve saber sobre a data mais assustadora do ano. Confira:

O Halloween é muito mais antigo do que parece!

Engana-se quem acredita que o Dia das Bruxas aterrissou recentemente em solo americano. Na verdade, o Halloween é comemorado há mais de seis mil anos (surgiu em, aproximadamente, 4.000 a.C.) e teve início em território Celta.

Segundo arquivos da História, a data comemorativa teve suas primeiras manifestações em festivais organizados por tribos celtas, adeptas da religião druida que adoravam ao “deus da morte” chamado Samhain. Na época, acreditava-se que na data 31 de outubro, as fronteiras entre o mundo dos vivos e dos mortos perdiam força e os espíritos voltavam à vida para causar estragos entre os vivos. Uma das maneiras de assustá-los era utilizar fantasias e máscaras.

Reconheceu a semelhança entre as crenças antigas e o Halloween como conhecemos nos dias de hoje? O festival continuou a ser celebrado e expandido aos territórios mais próximos, evoluindo, principalmente, nos Estados Unidos. Hoje, é considerado uma data comemorativa divertida, sem intenção de disseminar crenças religiosas ou mitos sobrenaturais.

Trick or treat?

A famosa frase “gostosuras ou travessuras?” é a mais pronunciada por quem comemora o Halloween. Nos Estados Unidos, crianças e adolescentes têm o costume de bater às portas de casas em vizinhanças para coletar o maior número possível de doces. Quem não concorda com a ideia e não oferece os doces corre o risco de sofrer com traquinagens e travessuras – sempre no espírito brincalhão do Dia das Bruxas, é claro.

O costume teve origem na Irlanda, onde nativos batiam às portas para solicitar contribuições para a ceia coletiva de Halloween nas cidades. Algumas referências também dizem que escoteiros norte-americanos, que normalmente se voluntariam em diversas atividades, principalmente em eventos de caridade, pediam doces às pessoas em um ato de solicitar contribuições por suas ações.

Jack O’ Lantern

As famosas abóboras com sorrisos esculpidos, também conhecidas pelo nome de “Jack O’ Lantern” são muito comuns no Halloween norte-americano, assim como as luzes e enfeites de Natal são utilizadas no Brasil. Acredita-se que as esculturas em abóbora têm o poder de afastar os maus espíritos e energias negativas e, por isso, são posicionadas em quintais e jardins.

Na Irlanda, essa tradição era muito utilizada, também, em batatas e nabos. Quando os imigrantes irlandeses pisaram em solo norte-americano, o costume se alastrou no país, mas apenas as abóboras passaram a ser usadas, pois eram consideradas mais fáceis de esculpir.

Dia de Los Muertos

A versão mexicana do Halloween, também conhecida como “Dia de Los Muertos” (ou Dia dos Mortos, em português), é comemorada no dia 2 de novembro – feriado de Finados no Brasil. É uma versão mais receptiva do Dia das Bruxas, uma vez que os mexicanos abraçam a ideia de interagir com espíritos em vez de afastá-los, sem conotação de medo ou suspense. As caveiras mexicanas são símbolos muito comuns da data e representam, de forma alegre e animada, pessoas que já faleceram.

Nos Estados Unidos, o Dia De Los Muertos é muito comemorado tradicionalmente em comunidades mexicanas presentes no Texas e Arizona, principalmente. É comum que, nestas comemorações, pessoas usem máscaras e carreguem sinais que homenageiam os mortos.

 E você, como vai comemorar o Halloween deste ano?

O Inter Americano é um centro cultural Estados Unidos-Brasil com duas unidades em Curitiba, nos bairros Centro e Cabral. A celebração do Halloween é mais do que importante para nossos professores e alunos, que poderão se divertir com os eventos que acontecem na escola.

Entre em contato conosco e fique por dentro de nossas novidades!

Fontes/referências:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *