Saiba mais sobre o Programa Jovens Embaixadores, que leva estudantes brasileiros para um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos
O Programa Jovens Embaixadores é uma oportunidade de intercâmbio que leva jovens brasileiros aos Estados Unidos durante três semanas. A iniciativa é da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil em parceria com organizações públicas e privadas. O programa é aberto a jovens de todo o Brasil e os selecionados viajam em janeiro de 2019 para a capital dos Estados Unidos.
As inscrições já estão abertas. Para realizar o pré-cadastro o aluno deve acessar o link e, se aprovado, preencher o formulário de inscrição, anexar a documentação solicitada e selecionar a instituição parceira mais próxima de sua residência. Para participar, o candidato deve preencher os seguintes pré-requisitos:
* Ter nacionalidade brasileira;
* Ter entre 15 e 18 anos (candidatos deverão ter ao menos 15 anos em 08/01/2019 e não poderão ter mais de 18 até 03/02/2019);
* Ter pouca ou nenhuma experiência anterior no exterior (caso o candidato já tenha participado de outro intercâmbio, este não pode ter excedido 20 dias);
* Jamais ter viajado para os Estados Unidos;
* Ter boa fluência oral e escrita em inglês;
* Ser aluno do ensino médio na rede pública;
* Pertencer à camada socioeconômica menos favorecida;
* Ter excelente desempenho escolar;
* Ter perfil de liderança e iniciativa;
* Ser comunicativo;
* Possuir boa relação em casa, na escola e na comunidade;
* Estar atualmente engajado em atividades de responsabilidade social/voluntariado, ALÉM DE comprovar já ter realizado ao menos 12 meses – contínuos ou não – de voluntariado.
A primeira etapa do programa vai até o dia 12 de agosto, quando os alunos receberão uma mensagem informando se foram ou não aprovados para as próximas fases. Para ver o cronograma com todas as datas e etapas de inscrição, entre no site da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.
O objetivo do Programa Jovens Embaixadores é fortalecer o ensino público por meio de alunos que são exemplos em suas comunidades em termos de liderança, atitude positiva, trabalho voluntário, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa.
Durante a primeira semana nos Estados Unidos, os participantes visitam a capital Washington e seus principais monumentos, participam de reuniões com organizações do setor público e privado, visitam escolas e projetos sociais e participam de oficinas sobre liderança e empreendedorismo juvenil.
Depois, os participantes são divididos em grupos menores e vão para diferentes estados, onde são recebidos por famílias-anfitriãs, frequentam aulas em escolas locais e interagem com estudantes americanos da mesma idade, participam de atividades de responsabilidade social e cultural nas comunidades e fazem apresentações sobre o Brasil.
O programa é uma chance para os participantes expandirem seus horizontes e conhecerem novas culturas, além de se tornarem exemplos para a sua comunidade. Seja um Jovem Embaixador você também!
Deixe uma resposta