Silver City é composta por fotografias clicadas em 2015 na cidade de New York, com o uso de câmera analógica e filme preto e branco, e posteriormente reveladas em laboratório através de métodos tradicionais, com químicos e papéis fotossensíveis.
A exposição é, antes de tudo, um convite à reflexão sobre o fazer fotográfico. Atualmente, com as câmeras digitais, tendemos a fotografar em grande quantidade, descuidadamente, e a maioria das fotos acabam tornando-se efêmeras – logo são esquecidas nas memórias de celulares e computadores. Com a fotografia analógica, onde há limitações quanto ao número de cliques e aos tempos de revelação, temos uma relação muito mais íntima e demorada na criação e apreciação das fotos. A exposição pretende retomar essa valorização da fotografia: propõe fotografar menos, mas dando mais importância a cada imagem.
Em segundo lugar, Silver City é uma homenagem a New York (provavelmente a cidade mais importante para o desenvolvimento da fotografia no século XX) e aos inúmeros fotógrafos que ali viveram e desenvolveram seus trabalhos.
Sobre o artista
Guto Souza (gutosouza.com), fotógrafo curitibano. Pós-graduado em poéticas visuais pela EMBAP, graduado em Comunicação Social pela UFPR, e formado em Fotografia Artística pela Escola Portfólio.
Já participou de exposições individuais e coletivas no Brasil e em Portugal.
Entre 2013 e 2014 viajou como fotógrafo para 20 países de 4 continentes, através do projeto FotoMochileiros (fotomochileiros.com.br).
Escreve sobre fotografia para a Revista Cliche (revistacliche.com.br/author/gutosouza) e o Portal Photos (photos.com.br/author/fotomochileiros).
Sobre a exposição
Data: 19/06/2017 até 30/07/2017
Local: Espaço Cultural do Inter Americano – Rua Amintas de Barros, 99 – Centro – Curitiba/PR.
Informações: (41)3320-4705 / (41)3320-4704
venha nos prestigiar!
Deixe uma resposta