13 de

Fotografias do artista Alexandre Klas Bico trazem miniaturas em cenários que parecem reais

A primeira vez que Alexandre “montou” um cenário para fotografar as miniaturas no jardim de sua casa, usava uma câmera digital muito simples. As miniaturas pareciam perdidas ali naquele espaço grande. Foi então, que em 2011, ele resolveu aperfeiçoar o trabalho e tirar fotos dos dinossauros que tinha. Começou com uma, outra, até que o primo Arthur, viu que o trabalho tinha potencial e o incentivou a criar uma conta no Devian.Art para mostrar as suas fotografias.

MakingOf

A partir dos comentários e feedbacks dos usuários, ele viu que este tipo de fotografia chamava a atenção das pessoas. Tanto é verdade, que foi em uma conversa com uma professora no Inter Americano, que surgiu a ideia de reunir estes materiais e montar uma exposição intitulada “Big Small Things”- Fotografias Artísticas em Miniatura. Algumas das fotos foram feitas com uma câmera digital e outras com uma câmera profissional, que Alexandre ganhou de presente do avô, que além deste presente, também “empresta” a sua fazenda para que o artista recrie os ambientes onde vivem os dinossauros.  Alexandre menciona que um dos cuidados que tem é o de considerar a proporção nas fotografias: “Veja o exemplo desta planta- menciona, apontando para uma vitória-régia- ela é pequena, mas quando a gente faz a montagem com o dinossauro ela parece grande, proporcional ao tamanho dele,  salienta. “ Em outra foto, em que aparecem as silhuetas dos dinossauros no pôr do sol, ele conta que ficou sentado em uma pedra esperando o sol se pôr para tirar uma boa foto. Outros espaços como o jardim de sua casa e lugares no Cânion Guartelá, em Castro, também são usados para compor as fotografias.

 

Exposição2 Exposição3 exposição 1

Um destaque da exposição é o uso que Alexandre faz de materiais e recursos diversos (até amoras viram “sangue” na boca dos dinossauros) para recriar cenários em que os personagens de filmes e jogos que gosta, como Avatar, Jurassic Park e do game Halo, interagem com os cenários. Pode ser a cena do filme  que está passando na TV que vira cenário ou até mesmo montagens feitas com luzes, fogo e carrinhos de brinquedo. Aliás, sobre isso o Alexandre tem uma frase muito interessante: “Não se desfaça dos seus brinquedos ou de outras coisas que parecerem não ter mais utilidade, pois é possível tornar até mesmo as pequenas coisas em algo grandioso”.

exposição4

Para ver como ele faz isso, convidamos todos para conferir o trabalho deste jovem artista que expõe as suas obras até o dia 06/01 no Espaço Cultural do Inter Americano.
Alexandre

Para ver mais trabalhos do artista, acesse:  DeviantART
Data da exposição:  01 de dezembro/16 a 06 de janeiro/17 (recesso acadêmico de 24 a 31/12)
Horário da exposição: 9h às 20h30.
Endereço: Espaço Cultural Inter Americano- Rua Amintas de Barros, 99 – Centro – Curitiba/PR.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *