5 maneiras de aprender um novo idioma
Blog, News
Quer treinar o Inglês fora da sala de aula e melhorar sua pronúncia? Neste artigo, compartilhamos cinco formas de como você pode enriquecer o vocabulário e praticar com qualidade.
Aprender um novo idioma, na maioria das vezes, não é uma tarefa fácil. Para adquirir a proficiência necessária, frequentar centros de aprendizagem especializados, com metodologias que qualificam o ensino, é imprescindível. Interagir com outros estudantes para desenvolver fluência e realizar leituras ou atividades indicadas que atendem às necessidades de cada nível são fundamentais quando o assunto é preparação para o mercado de trabalho.
O Inglês é um idioma que têm um amplo leque de possibilidades de aprendizagem além da frequência às aulas. Treinar a língua oficial dos Estados Unidos em casa, no trabalho, universidade, escola ou, até mesmo, durante os momentos de lazer, é possível e fortemente indicado para estudantes.
Compartilhamos cinco maneiras de como aprender um novo idioma, mais especificamente o Inglês, e treiná-lo fora da sala de aula:
Vá além da “ponta da língua”
O Inglês não é diferente do português apenas quando se trata de pronúncia. Ir além da “ponta da língua” e procurar entender o real significado de cada expressão é fundamental para compreender expressões e, até mesmo, o comportamento de nativos.
Explore a heurística – a arte de se aproximar dos fatos e entender o significado das coisas e das palavras – e procure compreender o porquê de cada frase ou palavra. Quando tal frase se aplica na comunicação? Quando usar ou não usar determinada palavra?
Além disso, dê significado, também, ao ato de aprender. Você pode ter um longo caminho até se tornar verdadeiramente proficiente no Inglês e levar tempo para aprender. No entanto, se houver a oportunidade de intercâmbio ou de uma possível transferência para os Estados Unidos em seu trabalho, como você vai aprender um idioma de forma qualificada em poucos meses ou semanas?
Quando há significado, o ato de estudar se torna uma prioridade e o cérebro oferece comandos à memória que facilitam a aprendizagem.
Questione!
Quando dizem que “não há pergunta boba”, a verdade é que, realmente, não há. Quando o objetivo é aprender, não existem limites para a curiosidade; existem fontes mais apropriadas que outras. Portanto, procure tirar todas as suas dúvidas referentes ao Inglês não somente na sala de aula, mas em sites de confiança, livros, filmes, seriados, músicas, etc.
Um fator que diferencia uma pessoa proficiente em inglês de outra, em grande parte dos casos, é a confiança. Quando um aluno se mostra interessado em resolver suas dúvidas acerca do idioma, mais confiante estará em praticá-lo com outras pessoas e procurar por respostas fora do centro de aprendizagem de Inglês.
Organize as informações
Se você viu uma expressão que aguçou sua curiosidade em um filme, por exemplo, tome nota. Anote, procure seu significado e tente aplicá-la em uma frase comum do dia-a-dia. O entusiasmo de aprender um novo conceito permanece por muito mais tempo na memória: você não vai apenas nunca mais esquecer o que tal frase significa, mas como procurou entendê-la.
Prepare um caderno de anotações ou o bloco de notas do seu celular e os mantenha à mão para que, sempre que tiver uma dúvida, anote o significado e incorpore a palavra ou expressão em seus estudos mais tarde.
Consuma conteúdo em Inglês
Se você não tem com quem conversar em Inglês, crie o hábito de escutar podcasts sobre assuntos que gosta e tem afinidade, ou siga canais no YouTube que sejam de seu interesse. Você não só vai sentir prazer em ouvir sobre determinado assunto, mas também vai fixar elementos da pronúncia do novo idioma.
Os sotaques nativos podem parecer estranhos, a princípio, mas vão ajudá-lo a fixar expressões e formas de falar de um modo involuntário. Procure consumir conteúdo em inglês enquanto vai ao trabalho e prepare-se para enriquecer o vocabulário.
Isso também vale para filmes, seriados e músicas no idioma. Quanto mais escutar artistas pronunciar determinadas palavras, mais rápido vai pegar o jeito de repetí-las naturalmente em uma roda de conversação com outras pessoas.
Deixe o pessimismo de lado
Quando sentir que não está progredindo, não deixe o pessimismo fazer com que você desista de aprender um novo idioma. Sentir-se estagnado é normal e, por isso, professores estarão à disposição para solucionar todas as suas dúvidas ou indicar métodos de estudos que se encaixam melhor ao seu estilo de vida.
Se o seu principal foco é aprender uma nova língua, faça com que o objetivo não seja perdido com frases como “jamais vou aprender Inglês”, por exemplo. Uma fatia de bolo não faz do bolo completo! Anote onde parou, quais são suas principais dificuldades e procure por ajuda de um mestre especializado.
Gostou das nossas dicas? Veja mais conteúdos como este em nosso blog!
O Inter Americano é o único centro de aprendizagem Brasil-Estados Unidos reconhecido pela Embaixada Americana em Curitiba. Estamos prontos para recebê-lo e ajudá-lo a adquirir a proficiência necessária para o mercado de trabalho. Para mais informações, entre em contato conosco pelo telefone (41) 3320-4777.
Fontes e referências:
- https://www.ef.com.br/blog/language/como-aprender-ingles-mais-rapido-10-dicas/
- https://exame.abril.com.br/carreira/5-segredos-para-aprender-ingles-mais-rapido-e-melhor/
Deixe uma resposta